sexta-feira, 3 de junho de 2011

"O coração tem razões que própria razão desconhece" - Pascal

O título desta postagem  localiza  um debate que estamos promovendo em sala de aula. De fato nossos estudos iniciais procuram marcar a singularidade do Ser Humano face a Natureza. Esta singularidade é acentuada quando promovemos o debate da relação entre o Cérebro e a Mente. Nesta sequência examinamos as duas principais doutrinas denominadas Dualismo (destaque para Platão) e o Monismo (destaque para Demócrito). Recomendo conferir detalhes destas doutrinas em postagens anteriores. Todas estas reflexão que ocorrem no âmbito da Antrolopologia Filosófica tem como indagação central a questão - Quem é a Pessoa? ou Quem é o Ser Humano? Quem é este ser que emerge da Natureza (portanto dela faz parte) e ao longo de sua hístória torna-se singular a ela? O que confere aos Humanos esta ou qualquer singularidade? Estudamos o Corpo e o Psiquismo. No Corpo encontramos processos semelhantes  aos encontrados em toda a Natureza: encontramos em operação as Leis Necessárias (Leis que possuem regras idênticas em qualquer parte da Terra e podem ser identificadas pela Razão). Mas neste mesmo Ser Humano encontramos uma dimensão contingente, não necessária que estará presente no próprio estudo da Ética e da Filosofia Política.
Em uma síntese brilhante Aristóteles irá denominar o ser humano como Animal Racional. Racional na sua singularidade e Animal em sua Natureza. Mas então fazemos a pergunta? A Razão pode tudo?
A frase de Pascoal -   "O coração tem razões que  própria razão desconhece" nos obriga precisamente a examinar que razões são estas proclamadas pelo Coração. Descobrimos que além dos Sentidos (que nos coloca em contato com a natureza sensível ) e da Razão que organiza este conhecimento, pela sua racionalidade, descobrimos que existe um vasto universo da dimensão humana que está em uma esfera mais ampla de nossa experiência. Sentimentos (emoções) e a Intuição passam a figurar em nosso sistema. Jung, discípulo de Freud, sistematizou este conhecimento . Estes são os elementos de nossa atual reflexão.

Bons estudos para todas as equipes. Durante o mês de Junho este será o campo de nossas reflexões.

Frederico Drummond - professor de filosofia

8 comentários:

  1. "O coração tem razões que própria razão desconhece".
    Pascal, ao afirmar que "o coração tem razões que própria razão desconhece" quis questionar os paradigmas das ciências da modernidade. Esses paradigmas estão alicerçados na fragmentação, no mecanicismo e no tecnicismo, pois a partir desses só poderemos conhecer uma res (coisa= objeto) a partir dos próprios paradigmas estipulados por essas ciências modernas.
    Descartes, por exemplo, afirmou que devemos dividir um dado objeto em tantas partes menores possíveis e estudar cada uma separadamente.
    Já Newton afirmou que estudando uma parte estaremos estudando o todo. Descartes concorda com Newton.
    As ciências também buscaram uma relação causal simplista afirmando que para determinado efeito necessita-se de (apenas) uma causa.
    Victor Frank, inicialmente discípulo de Freud, afirmou que pelos paradigmas das ciências modernas culminaram em biologicismo, psicologismo e sociologismo. Isso porque essas ciências (ciências humanas), assim como as ciências da natureza, se valeram dos paradigmas já citados.
    O próprio Vitor Frank, além de outros filósofos, denunciou esta questão da mesma forma que outra também muita séria: as metodologias e epistemologias das ciências ditas “modernas” ignoraram a dimensão propriamente humana (ver Lima Vaz – Antropologia Filosófica II): a dimensão espiritual.
    Assim, a epistemologia não deve se render aos paradigmas da modernidade, pois não enxergará questões como ética, fé, felicidade, consciência e liberdade.
    Daí a questão que Pascal coloca: "O coração tem razões que própria razão desconhece".

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Obrigado por sua grande contribuição. Veja o texto "Os Mestres da Suspeita", que trata precisamente de um grande crítica ao racionalismo. Um forte abraço

    Frederico Drummond, prof filosofia.

    ResponderExcluir
  3. amei suas colocações. Posso entender que não somos só razão, somos também emoção e ambos se completam.
    Continue nos presenteando com seus artigos.

    ResponderExcluir
  4. O CORAÇÃO PODE ATE TER RAZÕES EM TUDO,COMO TODO MUNDO FALA QUE SEM O AMOR Ñ SOMOS NADA,MAIS A RAZÃO SE DESCONHECE Ñ SABE DEMOSTRA O SEU PROPRIO SIGNIFICADO,E É O QUE ATRAPALHA INTENDER A FRASE ''O CORAÇÃO TEM RAZÕES QUE A RAZÃO DESCONHECE''

    ResponderExcluir
  5. tudo o que fasemos antes tem que passar pelo coração e só depois chegar a razão ou seja a razão é proclamado pelo coração, ele funciona como gerente ou cerebro detetiza ideias e a razão organiza as ideias, por isso há certas coisas que o coração tem
    que a razão desconhece

    ResponderExcluir
  6. ...... A "razão" jamais, poderá entender os meandros e magnetude do coração.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber em que livro encontrar essa célebre frase.Vocês conhecem?Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Elisa - embora a fonte seja muito simples comece pesquisando neste link:
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Blaise_Pascal

    ResponderExcluir